Os desafios do trabalho híbrido
Os desafios do trabalho híbrido
Depois de quase dois anos de trabalho remoto, as empresas começam a pensar na retomada com o trabalho híbrido
A vacinação está avançando, e a vida vai voltando normal quase dois anos depois do isolamento social. E a maioria das empresas tiveram grandes experiências com o trabalho remoto, e estão começando a pensar em novas possibilidades de trabalho. E a possibilidade que muitas estão utilizando é o trabalho híbrido. Mas assim como o trabalho remoto teve grandes desafios, o trabalho híbrido não é diferente.
O que é trabalho híbrido?
O trabalho híbrido consiste na alternância entre os regimes presencial e remoto. Ou seja, essa é uma forma que dá maior flexibilidade ao colaborador. Os times que estão começando a utilizar o modo híbrido começam a ver a produtividade aumentar, além de incentivar
Ele consiste na alternância entre os dois regimes de trabalho e permite maior flexibilidade. Assim, os times conseguem se entrosar mais, trabalham melhor e podem ser mais produtivos. Além disso, esse modelo ajuda a reduzir custos para a empresa.
Outra grande vantagem do trabalho híbrido é a economia que a empresa acaba tendo. Quando os colaboradores não frequentam fisicamente o trabalho, ela acaba economizando com gastos como luz, água, internet. Mas quais são os maiores desafios dessa nova forma de trabalhar?
Toda novidade faz com que venham desafios. E com o trabalho híbrido não seria diferente. A pandemia de COVID-19 fez com que a cultura organizacional das empresas tivesse uma visão diferenciada. E com a retomada das atividades rumo a normalidade, muitos desafios iriam acontecer de qualquer forma.
Muitos colaboradores terão dificuldade em sair do trabalho remoto e ir para o modelo híbrido
Adaptação à nova rotina
Foram quase dois anos de isolamento social, das pessoas criarem a rotina do trabalho remoto. É natural que seja preciso um tempo para os colaboradores se adaptarem ao trabalho híbrido. Se a inserção do trabalho remoto foi feita de uma forma bastante rápida por questões de saúde, o mesmo não será dito da inserção do trabalho híbrido.
Após a vacinação da maior parte da população é necessário a volta à rotina de trabalho normal. E nos primeiros momentos de um trabalho híbrido, as empresas vão precisar de um cronograma mais personal, afinal nem todos os colaboradores irão todos os dias presencialmente
Em outras palavras, não é necessário uma rapidez nessa adaptação ao trabalho híbrido. Os colaboradores e gestores precisam entender que isso é uma fase de transição. Os gestores precisam entender que muitos colaboradores terão uma enorme resistência em ter contato social. E os colaboradores também precisam compreender que a convivência física faz com que o time tenha maior afinidade e os resultados irão ter consequências positivas.
Mas esse é um momento para ter calma! Se no trabalho remoto o milagre se deu na rapidez, e na adaptação em tempo recorde, o mesmo não se pode dizer ao trabalho híbrido. É necessário uma cautela e enxergar que essa transição vai ter um tempo maior, afinal o bem-estar dos colaboradores precisa ser levado em consideração.
Regulamentação
Mesmo que a maior parte das empresas estejam cada vez mais contratando os colaboradores por contratos com pessoas jurídicas, a grande maioria das contratações são CLT. E não existe nenhuma norma ao trabalho híbrido. Por isso, esse é um dos grandes desafios das empresas, e é preciso um diálogo muito claro entre a gestão e os colaboradores.
São novos tempos, e o trabalho híbrido está se tornando uma novidade tanto para as empresas quanto para profissionais de recursos humanos. A relação empregador e empregado precisa ser preservada, e o acordo entre as duas partes sempre é a melhor saída!
Outra questão trabalhista do modelo híbrido é o controle de horas. Não existe uma forma correta sobre o controle das horas trabalhadas. E mais um ponto em que é preciso ter um diálogo muito aberto e claro entre a empresa e os colaboradores.
Recursos
Cada empresa trabalha de uma forma diferente, e tem uma visão diferente de seus colaboradores. Algumas possuem uma relação mais transparente com seus colaboradores, outras têm uma relação mais fechada. E toda mudança acaba arcando com custos, durante o auge da pandemia do COVID-19, muitas empresas proporcionaram condições para os colaboradores trabalharem.
E com o trabalho híbrido terá a mesma dificuldade. Não é preciso implementar a transição do modelo remoto ao híbrido de forma imediata. Cada setor pode ter sua dificuldade, e sua prioridade também. Alguns setores têm maior urgência em terem contato físico, do que outros. Esse é o momento de uma visão estratégica dessa transição ao trabalho híbrido.
Mesmo que a maior parte dos setores da empresa esteja caminhando para a transição ao modelo híbrido, ela precisa entender que custos com o home-office não serão finalizados. Toda a empresa tem responsabilidade em proporcionar conforto e condições de seu colaborador trabalhar. E mesmo que o colaborador esteja apenas alguns dias na semana ainda trabalhando de casa, a empresa não deve dispensar os recursos que estavam investindo.
Esse é o melhor momento para estudar gestão de recursos humanos
Um ótimo momento para estudar gestão de recursos humanos…
Assim como o trabalho remoto foi um grande desafio para o profissional de recursos humanos, a retomada ao modelo híbrido também será. E talvez seja o melhor momento para estudar sobre gestão de recursos humanos. A forma como se trabalhava no passado já não é a mesma. O mundo está mudando rápido demais, e o mercado sempre está carente de profissionais antenados.
A área de Gestão de recursos humanos é uma das muitas que sempre se mantém aquecida, pois as empresas precisam desses profissionais para manter a organização e o bom funcionamento. Ou seja, todas essas novas questões de relação entre colaboradores e gestores é estudada. O bom profissional de gestão de recursos humanos precisa ficar antenado com as mudanças dos trabalhos remotos e hibridos.
O profissional é responsável pelo recrutamento e contratação de novos talentos, fazer a comunicação entre o empregador e o funcionário e motivar a equipe diariamente.
Quais são as disciplinas que eu vou estudar em Gestão de Recursos Humanos?
Depois de você ser aprovado no processo seletivo e iniciar as aulas, você terá uma grande variedade de disciplinas para estudar. Desde noções de administração, gestão de pessoas, direito e finanças.
Professores Qualificados
E por falar em professores, todos eles são capacitados e antenados com o mercado de trabalho, ou seja, todos eles são área. Além de que, as aulas são voltadas aos skills compatíveis com a sua área de atuação.
E por que você deve escolher a FECAF?
A FECAF tem nota 4 no MEC, além de estar entre as 18% melhores faculdades do país. Nós utilizamos a melhor plataforma de ensino do mundo: DSL – Brightspace. Qualquer dúvida que você tiver, pode entrar em contato pelo nosso whats app que te damos todo o suporte.
Mas principalmente: nós estamos preocupados com o futuro dos nossos alunos. Nós acreditamos que você terá uma trajetória de sucesso. E pensando nisso, nós incentivamos a produção de portfólio no decorrer de todo o seu curso, além de propor um currículo flexível e ter a possibilidade de você ter mini certificados no decorrer do curso.
Falando em diplomas e certificados, todos são via Badges, com a tecnologia blockchain, onde todos são verificáveis. Ou seja, não tem como mentir em seu currículo, e passar uma imagem mais séria para o mercado de trabalho.
Outro grande diferencial é o FECAF Carreira, um setor específico com consultorias para você entrar no mercado de trabalho o mais rápido possível! Além de utilizar a plataforma de empregabilidade – Workalove, e ter um currículo otimizado para o mercado de trabalho!
Você ainda está com dúvida? Baixe um PDF EXCLUSIVO com todos os detalhes do curso de Gestão de Recursos Humanos, e finalmente você poderá dar o passo rumo ao seu sucesso. Aqui na FECAF, os sonhos de nossos alunos são assunto sério, e nós queremos te ver brilhando no mercado de trabalho.
Faça o Curso de Gestão de Recursos Humanos aqui na FECAF!
Seu Sonho, Nossa Meta! 💙
Comments